Loading

Economic impact of selective use of contrast for routine follow-up MRI of patien...

  • Por Bctrims em 22 de Setembro de 2022

Economic impact of selective use of contrast for routine follow-up MRI of patients with multiple sclerosis

Economic impact of selective use of contrast for routine follow-up MRI of patients with multiple sclerosis

Mattay RR, Davtyan K, Rudie JD, Mattay GS, Jacobs DA, Schindler M, Loevner LA, Schnall MD, Bilello M, Mamourian AC, Cook TS. Economic impact of selective use of contrast for routine follow-up MRI of patients with multiple sclerosis. J Neuroimaging. 2022 Jul;32(4):656-666. doi: 10.1111/jon.12984. Epub 2022 Mar 16. PMID: 35294074

Justificativa:
O uso de contraste paramagnético (gadolínio) é utilizado na rotina de diagnóstico de pacientes com esclerose múltipla (EM) para detecção de sinais de disseminação temporal e detecção de atividade radiológica da doença. Pacientes com EM passam por exames de imagem a cada 6-24 meses para controle de resposta ao tratamento.
Existe uma preocupação sobre possíveis efeitos deletérios do acúmulo de gadolínio em tecidos a longo prazo nesses pacientes. Somando-se a isso, evidências recentes apontaram que a injeção de gadolínio nem sempre é necessária para a detecção de novas lesões e definição de atividade radiológica. A mais recente revisão das recomendações do consórcio Europeu de estudos em ressonância magnética na EM (MAGNIMS) sugere que o uso do gadolínio pode não ser necessário como rotina obrigatória no seguimento dos pacientes com EM.
Porém, as repercussões econômicas do uso seletivo de gadolínio no seguimento de pacientes com EM não está definido.

Objetivo:
Fazer um estudo de minimização de custo (uma modalidade de estudo de custo-efetividade) de um protocolo de uso condicional de gadolínio no segmento de pacientes com EM.
Explorar possíveis benefícios dessa estratégia, em termos de economia em tempos de exame e as implicações financeiras ao serviço de saúde ao implementá-la.

Métodos:
Aplicar o protocolo de uso condicional de gadolínio em pacientes em seguimento de EM em um único centro, em todos os exames realizados em horário comercial, de fevereiro a maio de 2019.
Protocolo condicional consiste em:
- Utilização de um software de desenvolvimento local (SDL) para detecção de novas lesões ou aumento de lesões em T2-FLAIR sem uso de contraste;
- Apenas pacientes com mudanças na carga lesional receberiam gadolínio endovenoso.
Comparar os tempos de utilização do escâner (aparelho de RM) e o valor de reembolso bruto das operadoras do serviço de assistência médica no protocolo condicional com a utilização rotineira de gadolínio.

Resultados:
De 422 pacientes avaliados em horário comercial no serviço, o protocolo reduziu 60% do uso de contraste e 20% do tempo de uso do escâner de RM. Se o tempo de exame economizado fosse utilizado para fazer novos exames de seguimento de EM, o protocolo condicional resultaria em uma redução de 3,7% no reembolso bruto do hospital, ou seja uma redução de US$ 21.707,00 em 6 meses do reembolso bruto dos planos de saúde pelos exames de seguimento de EM.

Discussão:
Devido as evidências de acúmulo de gadolínio no encéfalo e a preocupação da agência americana controladora da saúde (FDA) sobre o custo crescente da assistência médica, é necessário estudo de estratégias baseadas em evidência de minimizar o uso de gadolínio no seguimento de rotina de pacientes com EM.
Através da estratégia de uso condicional de gadolínio deste estudo, os autores demonstraram uma redução do custo dos exames e do tempo de utilização de máquina neste único serviço de assistência nos EUA.
Como ganho secundário, os autores relatam uma melhora no bem-estar e do grau de satisfação dos pacientes no seguimento, sendo que muitos pacientes se sentiram bem de não ter que receber contraste em todo exame e prescindir de uma punção venosa obrigatória.
O tempo economizado nos exames dos pacientes com EM poderia ser utilizado para realizar exames em outros pacientes com EM ou outros protocolos da instituição.
Por ser um estudo realizado em apenas uma instituição, as análises não podem ser generalizadas. Uma das limitações do estudo de custo é que o protocolo utiliza uma ferramenta computacional (software de análise de dados) que foi desenvolvida localmente. Essa implementação pode não ser possível em outros centros e gerar custos adicionais. Ademais, o reembolso por esse serviço por outras operadoras de saúde pode ser diferente do aplicado neste estudo. O estudo de impacto sobre outros custos da cadeia de exames de imagem (como salários de tecnólogos de exame, tempo de análise pelo radiologista, etc) não foi incluído.
Na introdução do manuscrito, os autores reconhecem que a utilização de gadolínio pode ser necessária em pacientes com alta carga lesional, nos quais seja difícil identificar modificações no volume lesional; em pacientes sem exames prévios regulares e em outras condições clínicas específicas dos pacientes com EM, persistindo a dúvida sobre qual seria o protocolo condicional ideal para o uso de gadolínio.
Entretanto, de acordo com os autores, as evidências deste estudo demonstraram a importância do desenvolvimento e da análise de estratégias para prover uma assistência médica mais cautelosa, eficiente e com menor custo.

Conclusões:
O protocolo de uso condicional de gadolínio no seguimento de pacientes com EM levou a uma redução mínima da receita bruta do hospital pelos exames, que foi acompanhada de benefícios como a redução no uso de gadolínio por paciente, aumento da disponibilidade do escâner de RM e melhora do conforto do paciente.



Resumo de artigo por Carolina de Medeiros Rimkus

Deixe seu Comentário

Permitir Cookies

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Veja aqui a nossa política de privacidade.