Loading

Dia do Paciente

... O que é o Dia do Paciente

Embora o nome Dia do Paciente tenha sido adotado recentemente, os Encontros BCTRIMS-Portadores-Familiares-Cuidadores se iniciaram 21 anos atrás.
Os Encontros são apenas a expressão da consciência, que o BCTRIMS sempre desejou manifestar perante a sociedade, de seu compromisso primeiro e essencialmente o único, com os portadores de doenças desmielinizantes.

Sabedores que a Medicina se origina na doença, na dor e na limitação da capacidade corporal, e que ela se realiza apenas quando se coloca como instrumento de alívio e de recuperação, fundamos o BCTRIMS com a finalidade de coordenar os esforços de educação, de pesquisa e de ação junto ao Governo para a promoção da saúde de nossos pacientes. Imediatamente, demonstramos este compromisso, quando em março de 2000, poucos meses após sua fundação, realizamos nosso Primeiro Encontro, simbolicamente em Brasília, capital do país.

Hoje, em meio à catástrofe da pandemia que assola todo o mundo e de maneira particular nosso país, nós médicos e profissionais de saúde, novamente reafirmamos através da promoção do ?Dia do Paciente? o reconhecimento de nossa profunda identidade com todos os pacientes com esclerose múltipla e neuromielite óptica, seus familiares e cuidadores.

Igualmente, sentimos todos vocês integrados em nós mesmos.

O Dia do Paciente em 2021, como no ano passado, foi exclusivamente virtual.

No entanto, a distância física não prejudicou a riqueza de sua programação.

Tivemos sessões focadas em esclerose múltipla e em neuromielite óptica, com tópicos vistos sob a perspectiva de médicos e profissionais de saúde, dos pacientes, e de suas associações. Por fim, tivemos a Sessão de Cuidados Multidisciplinares, demonstrando a importância de uma série de medidas terapêuticas não medicamentosas na recuperação funcional e na melhora da qualidade de vida dos pacientes.

Texto adaptado ao original de
Prof. Dr. Marco Aurélio Lana
Presidente do Conselho Diretor do BCTRIMS

Permitir Cookies

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Veja aqui a nossa política de privacidade.