Loading

NMO-RG

...

O NMO-RG - Registro Brasileiro de Neuromielite Óptica - é um sistema computadorizado, de acesso gratuito que tem como objetivo o registro de dados epidemiológicos e clínicos de pacientes com diagnóstico do espectro de neuromielite óptica para melhor conhecimento da distribuição geográfica, étnica e clínica da NMO no continente para fins de pesquisa médica.

O sistema visa coletar exclusivamente pacientes que preenchem os critérios do Painel Internacional para o diagnóstico de NMOSD (Wingerchuk et al., 2015), tanto com serologia para AQP4-IgG positiva, quanto para serologia negativa ou desconhecida.

Em breve a versão latina, Registro Latino-americano de Neuromielitis Óptica (NMO-RG LATAM) será desenvolvida em língua espanhola para uso de médicos neurologistas dos outros países da América Latina.

A característica principal da plataforma é sua simplicidade, contendo apenas informações cardinais sobre a doença, tornando seu uso fácil e rápido.
O NMO-RG no Brasil é administrado pelo Comitê Gestor composto por membros do BCTRIMS e da Academia Brasileira de Neurologia. A versão NMO-RG LATAM é administrada pelo Comitê Gestor do LACTRIMS.

Para usar o NMO-RG, o médico deve possuir Consentimento Formal do paciente através da assinatura de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), disponivel na plataforma, com explicitação que seus dados constantes no NMO-RG serão incorporados em banco de dados, administrado pelo BCTRIMS, para uso exclusivamente em pesquisa médica, guardando rigorosamente seu anonimato.


Permitir Cookies

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Veja aqui a nossa política de privacidade.