Loading

Cursos e Projetos

O BCTRIMS organiza uma série de atividades de educação médica continuada e de pesquisas. Abaixo listamos, resumidamente, as principais atividades de ensino, através de cursos ou de bolsas de estudo voltadas para jovens neurologistas nacionais e estrangeiros. Além disso, temos uma reunião específica para discussão de pesquisas científicas multidisciplinares. Fiquem atentos a todas essas atividades e observem que algumas são gratuitas e outras “on-demand”.

O Projeto ECHO

O Projeto ECHO BCTRIMS é um programa de videoconferências que tem por objetivo fomentar discussões de casos clínicos em uma breve aula sobre o tema, usando a plataforma ZOOM. As conferências são semanais e tem o limite de cem participantes, sendo que todos os participantes da reunião são médicos. As apresentações são padronizadas e organizadas pelo Dr. Jefferson Becker, tendo sempre um convidado, membros de Centros de Referência no Brasil e do exterior, que juntamente com a equipe do BCTRIMS discutem o caso clínico apresentado. As reuniões têm duração total de 60 min. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas diretamente no site do Comitê.

O Simpósio Translacional em Neuroimunologia

O Simpósio Translacional visa promover as pesquisas translacionais brasileiras na área da Neuroimunologia, aproximando os pesquisadores básicos e os clínicos. No evento, são discutidos aspectos da neuroimunologia que permitem um maior entendimento das áreas básicas e clínicas, a fim de que todos os envolvidos possam aprofundar seus conhecimentos. O evento ocorre anualmente, no mês de março, durante todo um sábado e conta com o apoio e de pesquisadores da área básica da USP e da Unicamp.

CURSO DE PRINCÍPIOS BÁSICOS E APLICADOS EM NEUROIMUNOLOGIA


O principal objetivo do CURSO DE PRINCÍPIOS BÁSICOS E APLICADOS EM NEUROIMUNOLOGIA é consolidar conceitos básicos e aplicados em imunologia e neuroimunologia visando ao aprimoramento do conhecimento na área de doenças neuroinflamatórias e desmielinizantes. O curso é ministrado pelos professores Jean Pierre S. Perón, do ICB da USP, e Alessandro Farias, da Unicamp. O evento é totalmente “on-line”. São 12 encontros com cerca de 1h30 a 2h00 de duração por aula, ao longo do segundo semestre de cada ano. Há um limite de 25-30 participantes, para que possa haver uma interação maior entre todos os participantes. O curso é “on-demand” e, como dito acima, as vagas são limitadas.

CURSO DE NEUROIMAGEM


O principal objetivo do NEURORRADIO BCTRIMS, Curso: Conceitos e atualizações em neuroimagem nas doenças desmielinizantes, o de consolidar conceitos básicos e aplicados em neuroanatomia e neuroimagem das doenças neuroimunológicas. São empregadas diferentes metodologias de ensino, incluindo atividades práticas, a fim de aumentar o aproveitamento. O curso é ministrado por diversos neurorradiologistas de diferentes estados do Brasil, sendo coordenado pelos professores Carolina M. Rimkus, da HCFMUSP, e Augusto Amato, da Unicamp. O evento é totalmente “on-line”. São 12 aulas com cerca de 1h30 a 2h00 de duração por encontro, ao longo do primeiro semestre de cada ano. Há um limite de 25-30 participantes, para que possa haver uma maior participação de todos os participantes. O curso é “on-demand” e, como dito previamente, as vagas são limitadas.

BCTRIMS Research Colloquium


O BCTRIMS Research Colloquium é um evento organizado pelo BCTRIMS para fomentar o aperfeiçoamento de seus membros no âmbito científico e o desenvolvimento de projetos de pesquisa multicêntricos. Trata-se de um workshop teórico-prático voltado aos membros do BCTRIMS e da BCTRIMS Youth League. Entre outras atividades, são discutidos e planejados projetos de pesquisa propostos pelos próprios participantes. O encontro conta com a participação de pesquisadores experientes, membros do Comitê Científico do BCTRIMS, e um professor de estatística da PUCRS e da UFRGS, Prof. Mário Wagner, a fim de auxiliar com o aperfeiçoamento do projeto e facilitar a execução do mesmo. Os interessados devem enviar seus projetos de acordo com o edital publicado para o mesmo. O evento ocorre sempre em novembro e tem duração de 3 dias, sendo realizado em uma cidade pequena, a fim de que todos os participantes possam interagir durante todo esse tempo.

Programa de Bolsas para Estágios de Neuroimunologia (PROBEN)


O Programa de Bolsas para Estágios de Neuroimunologia (PROBEN) é uma iniciativa do BCTRIMS e oferece bolsas para membros da BCTRIMS Youth League interessados em realizar estágios de cunho educativo e científico na área de Neuroimunologia em instituições reconhecidas no Brasil e no exterior. Poderão candidatar-se ao PROBEN médicos residentes ou neurologistas que sejam membros da BCTRIMS Youth League e espera-se que os estágios proporcionados pelo PROBEN sejam uma valiosa experiência tanto do ponto de vista assistencial (treinamento prático em investigação e manejo de doenças neuroimunológicas) quanto do ponto de vista científico (estabelecimento de parcerias interinstitucionais para planejamento de pesquisas e coleta ou análise de dados que resultem em publicações científicas) no âmbito da Neuroimunologia. Os selecionados devem se preencher todos os critérios de seleção disponibilizados no edital publicado todos os anos. O BCTRIMS oferece uma bolsa para auxílio com os custos, além de disponibilizar vagas nos seguintes centros no exterior: Harvard Medical School, Boston, EUA (2 vagas); Mt Sinai Hospital, Nova York, EUA (1 vaga); CEM-CAT, Barcelona, Espanha (1 vaga). No Brasil, há oferta de duas vagas no HCFMUSP de São Paulo, UNICAMP de Campinas, FMUSP de Ribeirão Preto, CIEM da UFMG de Belo Horizonte e PUCRS de Porto Alegre.

PROGRAMA DE BECAS PARA PASANTÍAS EN NEUROINMUNOLOGÍA - EDICIÓN LATINOAMÉRICA


O PROGRAMA DE BECAS PARA PASANTÍAS EN NEUROINMUNOLOGÍA - EDICIÓN LATINOAMÉRICA (PROBEN-LATAM) é uma iniciativa do BCTRIMS e do Comitê Latino-Americano de Tratamento e Pesquisa em Esclerose Múltipla e Doenças Neuoroimunológicas (LACTRIMS) que oferece bolsas para médicos residentes em Neurologia e jovens neurologistas de países latino-americanos membros do LACTRIMS (exceto Brasil), que tenham interesse em realizar estágios educacionais e científicos na área de Neuroimunologia em instituições reconhecidas no Brasil. Os interessados podem se inscrever para uma vaga em cada um dos seguintes centros: HCFMUSP de São Paulo, UNICAMP de Campinas, FMUSP de Ribeirão Preto, CIEM da UFMG de Belo Horizonte e PUCRS de Porto Alegre.

Cursos Regionais 2021


O principal objetivo do evento é integrar os profissionais de Neurologia, incentivando a educação continuada e a troca de experiências em todas as regiões do Brasil. Os cursos têm conteúdos básicos e avançados, com o intuito de resumir o que há de mais importante na área e para preparar os participantes para os conteúdos do Congresso Brasileiro de EM e de NMOSD do BCTRIMS. Os convidados são especialistas de cada uma das regiões, além de palestrantes nacionais e internacionais. Recentemente, foi firmada uma parceria com a European Charcot Foundation, para que haja sempre uma ou mais aulas de um especialista europeu de renome mundial. Os cursos ocorrem, alternadamente, nas regiões Nordeste, Sul, Sudeste e Norte/Centro-Oeste. Todos os anos há dois cursos em duas regiões distintas. Um evento abordará aspectos relativos à Esclerose Múltipla e outro sobre as Doenças do Espectro da Neuromielite Óptica. Nos cursos presenciais, há sempre um Quiz para jovens neurologistas que premia, os cinco mais bem colocados, com bolsas integrais para o Congresso Anual do BCTRIMS.